Olá,
Amor, paz e benção!
Gostaria de deixar registrado a grande graça que recebi ontem, enquanto estudava um dos curso do site do padre Paulo Ricardo, chamado: Catequese de adultos. Desde já recomendo demais todos os cursos do seu site: www.padrepauloricardo.org
Sou devota de Nossa Senhora desde muito criança, pelo exemplo de fé da minha amada e saudosa avó, Maria do Carmo. Estudo muito sobre Maria Santíssima, para conhecê-la mais, e também para dar formação sobre Ela. Tenho bastante intimidade com Ela, sou consagrada a Jesus por meio dela. Mas este abençoado padre Paulo, sempre me comove muito, por tão grande sensibilidade e conhecimento da Verdade. Toda vez fico admirada por tamanho dom e amor com que ensina.
Algo muito novo a respeito de Nossa Mãe me pegou de surpresa. Eu sempre me emociono muito quando tenho a graça de compreender um pouquinho mais sobre os mistérios da nossa fé, e assim foi.
Eu tinha alguma noção sobre o exemplo de fé que Maria é para todos nós católicos, mas agora parece que se abriu um véu de compreensão que eu não tinha. Me dei conta de que é muito maior do que eu poderia imaginar, o tamanho e também a importância desta fé. Por isso, quero agora compartilhar com vocês, queridos leitores.
Houve um momento depois da Encarnação de Jesus, que a fé dos cristãos desapareceu por completo da face da terra, salvo um pequeno grande lugar que permaneceu intacto, como guardião da fé no Cristo. Este lugar é o Coração Imaculado de Maria.
Este é o grande mistério do sábado santo. Enquanto todos os discípulos de Jesus, sem exceção, fraquejaram na fé, Maria foi o tabernáculo dela.
Sim, estavam diante da cruz com Maria, também João e algumas mulheres. Mas, no domingo da ressurreição, enquanto as mulheres foram perfumar o corpo “morto” de Jesus; assim como João — que também estava diante da cruz — e Pedro, correram para ver o que havia acontecido com o corpo “morto” de Jesus. “Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu” (Jo 20, 8). João somente creu na ressurreição após ver que os panos que cobriam Jesus estavam ainda com as amarraduras, comprovando que ninguém as havia desamarrado. Jesus simplesmente saiu de dentro do embrulho em que estava, de forma sobrenatural.
O que eu nunca havia contemplado era o fato do porquê Maria, a Mãe de Jesus, também não ter ido junto com a mulheres acompanhar o “corpo” de Seu Filho tão amado, naquele momento importante. Ai está o mistério! Maria em nenhum momento perdeu a fé em Jesus, que havia dito que iria ressuscitar.
Assim, compreendi ainda mais profundamente o mistério da fé de Maria, que Santa Isabel, iluminada pelo Espírito Santo, proclamou no Evangelho de São Lucas: “Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!”. (Lc 1, 45)
Eu ainda pude compreender a respeito da Co redenção de Maria. Jesus cumpriu com sua paixão, quatro coisas humanas para saciar a Justiça de Deus e afastar de nós Sua justa ira, com a nossa morte eterna. Por isso Jesus é o nosso Salvador. Ele, como ser humano perfeito, ofertou como sacrifício na cruz aquilo que a nós era destinado oferecer desde o princípio: a Adoração, a Ação de Graças, a Intercessão e a Expiação. Mas faltava algo que Ele não poderia cumprir, o sacrifício da fé. Ele não poderia ter fé, pois via a Deus Pai o tempo inteiro, logo não haviam dúvidas para Ele. Daí então, Maria cumpre por nós, Ela crê perfeitamente. Portanto é Corredentora de toda a humanidade. Que lindo! Que linda história de Amor da qual nós fazemos parte. O mais incrível é que esta Mulher, Mãe de Deus, é também minha Mãe, Sua Mãe e Mãe de toda a humanidade. Ela é muito poderosa, simplesmente porque creu. A fidelidade de Maria me constrange…
Meu coração se enche de gratidão e de alegria, e louva a Deus por tamanho Amor…como é maravilhosa a nossa Igreja. Como é rica a nossa fé! Cada dia mais, sinto a necessidade e o desejo, de mergulhar ainda mais profundo neste Mistério que é a Igreja. Assim também, o desejo de transbordar toda esta riqueza a todos quantos puderem ouvir.
Que o Espírito Santo vos explique ainda mais sobre estas palavras. Deus abençoe você e toda a sua família!
Evelin Juditth
Comments