As pessoas, geralmente, tendem a enxergar a beleza meramente superficial, estética e aparente a seus olhos. Por causa do pecado, o ser humano não consegue enxergar o interior das coisas, fora nem dentro de si mesmo. Isso o leva a buscar uma vida pautada nas aparências, na superfície das coisas e pessoas. Julgando sem as ponderar (degustar, experimentar e saborear). Somente Deus consegue enxergar o interior de todas as coisas, pois Ele é o Criador delas. Por isso a importância da comunhão com Ele.
A Beleza é aquilo que é puro, verdadeiro (autêntico) e bom. A expressão mais real que podemos ter de Beleza é Jesus, Ele é o rosto de Deus. Ele é o Belo dos Belos. Nele contém toda a Beleza que há no universo, em todas as coisas criadas.
Tudo que existe contém uma porção desta Beleza, pois tudo é imagem de Deus. Para que esta Beleza seja realmente expressada através de nós é preciso ser como Ele: puro, verdadeiro (autêntico) e bom. Somente assim, a luz de Cristo resplandece em nós. Então todos podem enxergar mais facilmente a nossa beleza.
O problema é que nem sempre conseguimos ser tão puros, tão verdadeiros e tão bons, por causa do pecado. Daí, para que não julguemos nossos irmãos apenas pela aparência, superficialmente, é preciso estar em comunhão com Deus, com Aquele que é a própria Beleza. Ele então, nos ajudará no mergulho, na intimidade de cada coisa ou pessoa, e nos revelará a Verdade delas. E poderemos enxergar a imagem de Deus nelas, ou seja, a Beleza Divina em cada uma delas.
Para isso é preciso uma vida de constante intimidade com Deus, por meio da oração e da vivência dos sacramentos.
Bom mergulho pra você!
Evelin Juditth
コメント