top of page
Foto do escritorEvelin Juditth

⚜️Regra de ouro do cristão⚜️


Amor, Paz e Benção!


O pai fundador da Comunidade Aliança de Cristo Rei, Eliakim Ariel (in memorian), nos ensinou que no versículo 3 do capítulo 55 do livro do Profeta Isaías, está contida a regra de ouro do cristão, bem como o propósito da Bíblia inteira, o Caminho de nossa salvação.

O versículo nos trás 4 passos necessários para ganharmos a felicidade eterna, a coroa da vitória, o céu. O Capítulo inicia assim:

“Ah! todos que tendes sede, vinde à água” . Is 55, 1a

Este Ah! Significa o grito de Deus para nós. Para que nos voltemos ao nosso interior e vermos que somos sedentos por Ele, por Sua Glória a qual fomos criados e destinados. Por isso, Jesus diz à Samaritana que Ele é a água que pode saciar a sua sede para sempre.

Ele é a água viva que sacia a nossa alma, muito mais que o nosso corpo. Deus grita, para que prestemos atenção Nele.

E segue assim:

“Vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; comprai, sem dinheiro e sem pegar, vinho e leite. Is 55, 1b

A água é Ele mesmo, e está disponível a todos! Ele oferece o vinho da alegria, e o leite do sustento. Mas como comprar sem o dinheiro? Logo é preciso um pagamento, mas que não é o dinheiro.

Vamos ver como prossegue o profeta:

Por que gastais dinheiro com aquilo que não é pão e o produto do vosso trabalho com aquilo que não pode satisfazer?” Is 55, 2a

Então assim revela que por mais que nos esforcemos, não sabemos gastar nosso dinheiro, ou seja, nosso esforço, trabalho, naquilo que realmente importa para satisfazer a nossa sede. Quando conquistamos alguma coisa na qual lutamos muito para possuir, logo nos vemos ansiando por outras coisas. Nos colocamos em um ciclo de sede sem fim. E isso nos causa diversos problemas físicos, mentais e espirituais. Como então saciar a nossa sede e recuperar a saúde, a vida?

"Se me ouvis comereis excelentes manjares, uma suculenta comida fará vossas delícias". Is 55, 2b

A resposta é a escuta. Se escutamos a voz de Deus, encontramos o caminho para a satisfação de nossos anseios, até os mais profundos e ocultos à nossa inteligência humana.

Daí vem então a regra de ouro e o Caminho para a vida nova:

Prestai-me atenção, e vinde a mim; escutai, e vossa alma viverá: quero concluir convosco uma eterna aliança, outorgando-vos os favores prometidos a Davi. (Is 55, 3)

Passo 1

Prestar atenção no grito de Deus. Como? Silenciando. Buscando um momento de oração, para que possamos perceber o que em nós está doendo mais. Geralmente são feridas que Deus deseja curar. Muitas vezes nem nos damos conta quais são, mas de alguma forma sentimos a dor. Neste passo, se configura uma leitura mais profunda, que somente Deus, o nosso Criador é capaz de realizar. Ele faz junto conosco, mas é preciso prestar atenção, para que Ele revele. Quando identificarmos é necessário dar o próximo passo.


Passo 2

Com a consciência da sede, agora é preciso ir até Deus. Aqui acontece o desvio de caminho, e o motivo da vinda de Jesus para nos chamar à conversão e nos colocar de volta na rota da satisfação. Ele se revela como o Caminho, a Verdade e a Vida.

Quando buscamos saciar a nossa sede naquilo que não nos satisfaz, bebemos a água suja que o mundo oferece; as bolotas dos porcos, exemplificas na Parábola do Filho Pródigo.

É preciso ir até Ele, é o vinde a Mim. Como? Pela oração de fato. Entregando para Ele a nossa sede, para que possa ser saciada.


Passo 3

Depois de ter entregado a sede a Deus por meio da oração. Então Deus fala, e pode ser de diversas maneiras. Escutar a voz de Deus para seguir o Caminho, a Verdade e sanar a nossa dor (sede), que nos levará consequentemente para a Vida, e Vida em abundância. Mas é preciso obedecer a esta voz, que muitas vezes pode se algo muito difícil, como o exemplo do discípulo rico de Jesus, ou daquele que queria ir enterrar seu parente primeiro e não podia. Mas quando O escutamos, nossa vida muda, ganhamos a vida nova e todas as graças prometidas na Nova Aliança. Ganhamos a Jerusalém Celeste, a felicidade eterna no céu, na Glória de Deus.


Passo 4

Se percorremos todo este percurso ganhamos vida para a nossa alma. De fato, quando vivemos sem escutar a Deus, vivemos aquele ciclo de sede sem fim, comendo as bolotas dos porcos. Sendo que o Pai nos espera de braços abertos, pronto para nos abraçar. E nos dar tudo de Si, o necessário para trilharmos o Caminho. Ele está sempre nos esperando com um banquete revigorante. Ele sempre se antecipa, com seu grito de puro Amor. De certo, sozinhos, por nossa própria razão e na busca insana por nos satisfazer sem Deus, vivemos como que mortos vivos, como zumbis que matam todos que encontram pela frente, mas continuam como mortos-vivos.

Em comunhão com Deus, permanecemos no pacto, na aliança com Ele. E assim devemos estar, em constante combate, em oração insistente para contemplar o Caminho, a Verdade e a Vida.


Deus abençoe você e toda a sua família!

Evelin Juditth

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page